Novidades

4 problemas comuns na colheita do trigo
22 Abr 2022

4 problemas comuns na colheita do trigo

A colheita é uma etapa que influencia diretamente a qualidade e o rendimento da produção agrícola. No caso do trigo, são vários os problemas que devem ser considerados previamente para entender como manejá-los e evitar prejuízos.

Neste post, nós trouxemos 4 problemas comuns que podem surgir durante a colheita do trigo, além de dicas para você contorná-los e garantir a produtividade. Confira!

 

1. Germinação na pré-colheita

O processo de germinação dos grãos ainda na fase de espiga é um problema muito comum nas lavouras brasileiras. Essa dificuldade é pior para os produtores que fornecem trigo a empresas fabricantes de pães, bolos e massas, devido ao baixo padrão de qualidade, que fica aquém do mínimo exigido por esse mercado.

Entre as principais práticas de manejo empregadas para garantir que os grãos alcancem o ponto de colheita, está o uso de corte-enleiramento, a aplicação de herbicidas e/ou reguladores de crescimento e o emprego de barreiras físicas, como é o caso das coberturas filmogênicas.

 

2. Condições climáticas

O clima é um fator variável em qualquer tipo de colheita, e exatamente por isso deve ter uma atenção especial, sobretudo em um país tropical como o Brasil. Há condições climáticas, por exemplo, que favorecem o aparecimento de doenças que, se não manejadas adequadamente, podem comprometer a comercialização dos grãos.

Condições comuns como chuvas, geadas, umidade e calor podem comprometer ou dificultar a colheita de trigo. Por isso, o produtor rural precisa dispor de mais de um método de previsão climática, como serviços meteorológicos e meios de comunicação.

 

3. Desregulagem da colhedora

Um dos problemas que costumam causar a perda de grãos é a desregulagem da colhedora. A inclinação do equipamento também pode aumentar as perdas, principalmente em sistemas de limpeza e separação sem nivelamento automático.

Um estudo de 2020 realizado pela Universidade Federal da Fronteira Sul concluiu que, em lavouras com até 10% de inclinação, colhedoras sem nivelamento automático devem ter deslocamento máximo de 6km/h. 

De qualquer forma, para manter a eficiência da operação, essas máquinas precisam de uma regulagem adequada à etapa de plantio. Logo, por serem equipamentos complexos, procure contar com um cuidado profissional e especializado.

 

4. Secagem a altas temperaturas

No pós-colheita, a secagem inadequada pode causar alterações significativas na qualidade dos grãos. Quando isso é feito a temperaturas superiores, por exemplo, o processo pode danificar o glúten. Nos casos do trigo distribuídos a moinhos, a temperatura de secagem não deve ultrapassar 60°C. Já no caso das sementes, o limite deve ser de 43­°C.

Muito antes da colheita do trigo, a etapa de preparação do solo cria as condições ideais de plantio que impactarão o resultado da lavoura. Para aumentar a eficiência e a produtividade da cultura, é possível utilizar o calcário de conchas, umas das melhores soluções para corrigir o solo e devolver os nutrientes necessários à produção de plantas saudáveis.

 

Tem interesse nessa tecnologia ou quer saber mais sobre o calcário de conchas Cysy? Fale agora mesmo com a nossa equipe!

Fale Conosco!