Novidades

Por que escolher o calcário de conchas?
09 Mar 2022

Por que escolher o calcário de conchas?

Antes do plantio de qualquer cultura, vários processos de preparo do solo são realizados para que a eficiência e a produtividade final sejam maiores. Dentre eles, a aplicação de calcário no solo é uma etapa muito importante, e que pode fazer a diferença nos resultados. Então, você sabe quais são as vantagens do calcário de conchas e qual a quantidade certa a ser aplicada? Continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto.

 

É realmente necessário corrigir o solo?

Antes de falarmos sobre os benefícios do calcário de conchas, precisamos entender o motivo pelo qual é necessário corrigir o solo. E a resposta para essa pergunta é fácil: os solos precisam de correção para se tornarem um ambiente saudável e receptivo para as plantas, evitando pragas e doenças nas lavouras.

Um problema recorrente nos solos brasileiros, é a acidez natural do solo. Um solo ácido não tem todos os nutrientes necessários para a alimentação das plantas e ainda pode transmitir em excesso elementos tóxicos como o alumínio. Sendo assim, a calagem tem como objetivo reduzir a acidez do solo e fornecer os nutrientes (como cálcio e magnésio), que as plantas necessitam. 

 

Por que escolher o calcário de conchas

O calcário de conchas é uma das melhores soluções disponíveis no mercado hoje para corrigir o solo e devolver os nutrientes necessários para a produção de plantas saudáveis. Uma das suas vantagens em relação ao calcário de rochas, por exemplo, é a solubilidade, que é 0,1g/l (em H2O à 25º C), enquanto no calcário de rochas é 0,01 g/l. A alta solubilidade do calcário de conchas facilita e acelera a absorção dos seus componentes pela terra, uma vez que o cálcio é prontamente liberado para as plantas. Além disso, as conchas são muito diferentes do calcário de rochas, também, por causa de sua maior pureza e concentração.

 

Conheça mais vantagens da aplicação do calcário de conchas:

- Estimula o crescimento radicular;

- Neutraliza o pH da terra;

- Potencializa a ação dos fertilizantes no solo;

- Aumenta a produtividade;

- Possui alta reatividade;

- Aplicação em menor quantidade, reduzindo os custos da lavoura.

 

Dentre outros benefícios que poderíamos citar aqui, o Calcário de Conchas da CySy é um grande amigo do meio ambiente, sendo um insumo recomendado para utilização em agricultura orgânica e sustentável. Desse modo, sua extração permite uma recuperação total da área que foi minerada, fator praticamente impossível no caso do calcário de rochas.

 

Como calcular a quantidade ideal do calcário de conchas?

Antes de realizar qualquer ação de nutrição, é preciso realizar a análise química do solo em questão. Com os dados em mãos, você pode utilizar a calculadora de calagem da Cysy para calcular a quantidade correta de produto por hectare. O cálculo inclui soma e saturação de bases, capacidade de troca de cátions do solo, saturação de alumínio, cálcio, magnésio e potássio, complexo coloidal e as relações das interações entre cálcio, magnésio e potássio.

Lembramos que a análise deve ser realizada antes da implantação da lavoura, geralmente no período de entressafra. O calcário, dependendo da região, precisa ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura.

Ficou com dúvidas ou quer saber mais sobre o calcário de conchas Cysy? Fale agora com a nossa equipe!

Fale Conosco!