Novidades

Quais as vantagens do calcário de concha?
28 Mai 2021

Quais as vantagens do calcário de concha?

O solo é de extrema importância para todos os seres vivos, principalmente, para os seres humanos. Afinal, grande parte da geração de empregos do Brasil ocorre por causa de sua produção agrícola. Por esse motivo, é necessário saber como cuidar corretamente desse ambiente, pois sua estrutura e textura devem estar adequadas para as plantas que irão se desenvolver ali.

Sendo assim, mesmo que os nutrientes estejam presentes naturalmente ou sejam colocados através de fertilizantes, eles necessitam de determinadas condições do solo para se tornarem disponíveis para as plantas. E, uma das condições mais importantes é a acidez adequada do solo. Porém, muitas vezes e por diversos fatores, essa acidez precisa ser corrigida e é aí que entram os calcários. Hoje vamos falar especificamente sobre um. Continue lendo!

 

O que causa a acidez do solo?

Quando o solo está com a acidez elevada, esse fator indica que ele está carente de nutrientes. Assim, as razões mais comuns para que isso ocorra são a exportação de nutrientes pelas raízes das plantas, a erosão do solo ou, ainda, a utilização de fertilizantes acidificantes. Dessa forma, essa elevação de acidez presente no solo pode gerar grandes consequências à saúde da lavoura, ou seja, vão criar obstáculos para a produção agrícola. Por exemplo, a acidez é capaz de soltar elementos tóxicos para a planta, como o alumínio, além de, ao mesmo tempo, diminuir a disponibilidade de nutrientes.

 

Afinal, como impedir que a acidez prejudique o solo?

Por mais que seja assustador o fato da acidez elevada ser capaz de prejudicar toda uma lavoura, é possível sim impedir que isso ocorra. Para que haja neutralidade no pH do solo com o objetivo dele ser saudável para a produção agrícola, é necessário utilizar os chamados “corretivos de acidez”. Dessa forma, há algumas opções, sendo a mais famosa a utilização de calcários. Então, entenda agora porque usar o Calcário de Conchas:

 

  • Calcário de Conchas:

Basicamente, é um corretivo de solo que possui reação imediata e é gerado por meio de conchas marinhas fossilizadas. Assim, ele é produzido através de conchas acumuladas em grandes quantidades que viraram sedimentos que com o tempo se convertem, por compressão, em calcário. Isso porque, antes desse processo, a concha calcária é uma armadura que abriga e protege o molusco. Então, por viverem nesses ambientes por milhares de anos, esses animais formam jazidas. Assim, a decomposição dessa matéria foi favorecida pelo relevo e pelo recuo do mar, formando os concheiros naturais.

 

  • Por que utilizar o Calcário de Conchas CySy?

​O Calcário de Conchas CySy é um produto orgânico que possui altíssima reatividade, ou seja, ao ser aplicado no solo eleva rapidamente o pH e corrige de forma eficaz e segura a sua acidez. Assim, as conchas são muito diferentes do calcário de rochas, principalmente, por causa de sua maior solubilidade, pureza e concentração. O Calcário de Conchas é aplicado em menor quantidade, o que ajuda a reduzir o custo da lavoura. Além disso, sabemos que a aplicação do calcário é capaz de corrigir o solo em sua camada superficial. Porém, a calagem em si não corrige o problema mais afundo, mais especificamente, abaixo dos 20 cm.

Por isso, o CySy +S é a melhor opção nesses casos, afinal, ele é um corretivo de solo de ação imediata, sendo fonte de cálcio e enxofre para as plantas e um ótimo melhorador de subsolos ácidos. Ah, e vale destacar que o Calcário de Conchas da CySy é um grande amigo do meio ambiente. Isso porque, ele é um material orgânico, sendo um insumo recomendado para utilização em agricultura orgânica. Desse modo, sua extração permite uma recuperação total da área que foi minerada, fator praticamente impossível no caso do calcário de Rochas.

 

E aí, gostou de saber mais sobre como ter um solo saudável para a sua lavoura e para o meio ambiente? Afinal, graças às pesquisas e inovações, está cada vez mais prático tornar a produção agrícola segura para nós e para a natureza. Até a próxima!

Fale Conosco!