Novidades

O que causa a acidez do solo?
21 Jul 2021

O que causa a acidez do solo?

Todos os seres vivos precisam de um ambiente adequado às suas necessidades para sobreviver e prosperar enquanto formas de vida. Portanto, com as plantas não é diferente. A acidez do solo, por exemplo, propicia o surgimento de elementos tóxicos para elas e causa a diminuição dos nutrientes disponíveis. Como consequência disso, temos o baixo rendimento produtivo das culturas.

É importante que se acompanhe os efeitos da acidificação, mas também que esses valores sejam controlados e as suas causas conhecidas. Assim, torna-se muito mais fácil corrigir o solo de acordo com o vegetal que dependerá dele para nutrir-se.

 

Quais são as causas?

Os solos brasileiros costumam ser mais ácidos (pH abaixo de 7) devido a diversos fatores. Isso pode acontecer de forma natural pela pobreza do material de origem ou pela intensidade das intempéries. Entretanto, também pode ocorrer por conta da ação humana.

 

Manejo do solo também é responsável

O próprio manejo da terra pode causar o aumento da sua acidez. Assim, a exploração e a lixiviação dos nutrientes causam a solubilização e a consequente queda do pH. Além disso, a aplicação intensa de defensivos e fertilizantes pode abaixar esse valor, principalmente sem correção ou proteção adequada.

 

Presença de matéria orgânica pode levar à acidez

Esterco ou adubo natural no solo também pode fazer com que a acidez se torne cada vez maior. Assim, por meio das bactérias e microrganismos, essa matéria orgânica causa reações químicas, que levam nutrientes às plantas. Mas, o processo também ocasiona a diminuição do pH.

 

Como tratar a acidez do solo?

Uma das formas mais eficientes de se corrigir a acidez do solo é realizando a calagem. A técnica consiste na aplicação de materiais de calcário, alcalinos, para equilibrar o pH baixo da terra ácida.

Esse aumento de pH faz com que a produtividade da área cultivável aumente, melhorando a qualidade da terra, dos produtos e trazendo mais retorno financeiro. Além disso, a aplicação de calcário também fornece nutrientes essenciais para o crescimento das plantas, como cálcio e magnésio.

Entretanto, o solo precisa de mais do que isso para tornar-se ainda melhor para a produção. Por isso, a linha de produtos de calcário de conchas da Cysy é ideal para essas correções. Há mais de 40 anos no mercado, as soluções modernas, eficientes e sustentáveis trazem inúmeros benefícios para diversos tipos de empreendimentos.

Fale Conosco!