Novidades

5 curiosidades sobre o milho safrinha
10 Fev 2022

5 curiosidades sobre o milho safrinha

O milho é o segundo maior cultivo do Brasil, e fica atrás apenas da soja. Hoje, alguns produtores ainda têm receio de investir no milho safrinha. No entanto, o esquema soja-milho se tornou popular e isso se deve a alguns motivos. Saiba mais sobre esse tipo de cultivo a seguir.

 

Por que se chama milho safrinha?

Seu nome se deve ao fato de ser plantado após a colheita da safra, que é normalmente a cultura com maior investimento por parte dos produtores. Sua semeadura se dá entre janeiro e abril e geralmente não é irrigado, por isso é chamado de um cultivo de sequeiro. Quanto mais cedo é plantado, maior a produtividade, uma vez que pega o maior volume de chuvas e o menor tempo de seca.

O nome ‘safrinha’ surgiu por conta dos riscos de cultivar fora da época ideal. Contudo, esse cenário tem mudado e até mesmo seu nome vem sendo chamado de ‘segunda safra’, devido aos seus altos níveis de produtividade.

 

Pode ser cultivado em todo o Brasil?

Não é possível realizar o cultivo do milho 2ª safra em todo o Brasil. A localização mais comum onde acontece a safrinha está na região Centro-Sul brasileira. Um mapa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), mostra onde são as áreas passíveis de safrinha e, recentemente, novas variedades e estudos estão surgindo para facilitar o plantio em outras regiões do Brasil.

 

Qual cultivar de milho utilizar?

Não há um fator específico que diferencie as cultivares da safra de verão e safrinha. Mas, o que vai influenciar e que é preciso levar em consideração é o ciclo da cultivar, o qual pode afetar diretamente a produção. Outros fatores que devem ser considerados na escolha são os híbridos resistes às doenças da sua região, boa formação de palha, estabilidade de produção, etc.

Uma dica importante, baseada nos resultados dos últimos anos, é optar por variedades mais precoces ao invés das superprecoces. Porém, tudo de acordo com o seu cenário, pois se você estiver em uma região com risco de geada no final do ciclo, o mais recomendado são os híbridos superprecoces.

 

Vantagens do milho safrinha

Confira algumas das vantagens de cultivar a segunda safra:

- Insumos com preços mais baixos, uma vez que não é a época comum de procura;

- Baixo investimento, já que existe a possibilidade de aproveitar insumos utilizados na primeira safra;

- Preços mais atrativos na venda, visto que a colheita é na entressafra – momento em que a demanda é alta e a oferta pequena.

 

Como se planejar

O planejamento deve começar já na escolha dos cultivares da primeira safra para favorecer a safrinha. Atente-se também ao preço do milho e às condições climáticas para auxiliar na decisão e assim obter alta produtividade e lucratividade com o milho safrinha.

Fale Conosco!